RONDAS OSTENSIVAS DE PREVENÇÃO ESPECIALIZADA .

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O R.O.P.E ATUA NA LIXEIRA

sexta-feira, 22 de julho de 2011


PREFEITURA DE SOCORRO PROÍBE ENTRADA DE CRIANÇAS EM LIXEIRA COM AUXÍLIO DA GUARDA MUNICIPAL.

A Prefeitura de NossaSenhora do Socorro, preocupada com a situação das crianças que ficam próximas aos catadores do lixo na Palestina, vem realizando vistorias, rondas e criando projetos para que as crianças não frequentem o local, e com o objetivo de melhoria da situação doscatadores. Para isso, várias secretarias municipais estão empenhadas neste trabalho. A Secretaria do Meio Ambiente, a da Assistência Social e a Guarda Municipal estão diretamente ligadas a isso.

Conscientização e segurança. Assim trabalha a Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro para garantir a integridade das crianças que estão, de maneira imprópria, no lixão da Palestina. “Fazemos constantes rondas no lixão com o objetivo de impedir a entrada de criança no local. Temos um segurança no local que controla e impede a entrada desses menores no lixão. Quando vamos lá procuramos sempre fazer um trabalho de conscientização não só com as crianças, mas, principalmente com os pais, já que na maioria dos casos essas crianças são filhos de cotadores”, afirma o guarda municipal Kléber Lima.

Além de disponibilizar um guarda municipal no local, a Guarda Municipal realiza constantes rondas com viaturas e outros integrantes para proibir a entrada de crianças na lixeira. Assim que uma é localizada, os pais são procurados para que saibam do ocorrido. Em seguida, são encaminhados para a Secretaria de Assistência Social para que possam fazer parte de algum projeto. A Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca é uma das secretarias que vem realizando projetos com o objetivo de garantir melhorias para as famílias eprincipalmente para as crianças que são retiradas do lixão.

“A prefeitura está trabalhando para a construção de um consórcio dos catadores onde a Secretaria de Meio Ambiente já tem o cadastro dos próprios e a cooperativa já está sendo montada contando com a parceria do Ministério Público Estadual e o Sebrae, este, oferecendo dois cursos de capacitação para os catadores. Então estamos trabalhando para tirar esses catadores da lixeira e ao mesmo tempo junto à Guarda Municipal realizando visitas durante a semana para minimizar e retirar crianças. Contamos também com a Secretaria de Assistência Social para resgatá-las”, disse o secretário Manoel Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.